Lixadores

 

Uma pergunta sempre recorrente que me fazem é: "que ferramentas devo utilizar para montar um modelo?"
Sempre respondo falando sobre limas, estiletes, mandril ........
Mas! A melhor ferramenta mesmo, é a nossa criatividade!
Com um  baixo custo, lançando mão de componentes que facilmente podem ser encontrados em qualquer lugar, podemos "fabricar" ferramentas muito efetivas!

Veja o caso dessas lixadeiras que fiz para trabalhar o casco do galeão Nuestra Señora de Atocha!
Uma para zonas planas e outra para regiões curvas!

Vamos utilizar apenas um pedaço de compensado de 4 mm ou 6 mm, lixa para ferro de grana 80,  um tarugo cilíndrico de madeira e cola de contato! Como cola de contato entenda-se cola para colar fórmica!
Também conhecida como cola de sapateiro .........

Muita gente desconhece como utilizá-la!
Primeiro passa-se uma camada em cada uma das faces a serem coladas!
Não se deve unir imediatamente! Espera secar e somente depois de seca é que se procede a união!

 

Uma pequena placa de compensado de 4 mm ou 6 mm de espessura será mais do que suficiente para confeccionar esse lixador. Passe uma camada de cola de contato nas faces que vão ser coladas. Ou seja! Uma camada na face do compensado e outra na lixa.
Não una  as peças de imediato. Espere secar! Estarão boas para juntar quanto estiverem sem "pegar" ao contato dos dedos.

Aconselho a utilizar lixa para ferro ao invés de lixa para madeira. A grana deverá ser a mais baixa, grana 80. Seria muito interessante que fizesse mais de um lixador utilizando lixas mais finas! Esse ferramenta, embora tenha um custo muito baixo, é extremamente efetiva!

 

Você deve cortar a lixa com uma largura superior a largura da base. Assim poderá aplicar um pouca mais de cola no verso da placa de compensado, esperar para em seguida dobrar a lixa colando o restante na placa de compensado conforme demonstrado na imagem.
Pronto! Você tem em mãos uma ótima ferramenta!
Eu particularmente prefiro utilizá-las ao invés de usar uma ferramenta elétrica em virtude de ter um total controle sobre o desbaste! As ferramentas elétricas por sua velocidade muito alta,  tendem a desbastar em demasia!
O pior é que sempre se descobre isso depois do estrago feito!

 

 

 

Com um tarugo de madeira cilíndrica poderá fazer um lixador que será muito útil no desbaste de regiões curvas!

 

.

Na confecção da estrutura do modelo Nuestra Senora de Atocha, a ferramenta foi bastante eficaz! Mas, lembre-se! A lixa mais indicada será a lixa para ferro!
Você poderá fazer outras lixadeiras de granas mais finas e diâmetros menores!
A necessidade é que irá determinar isso sem sombra de dúvida!