.Confecção de empavesados

 

Existem inúmeras maneiras de se fazer o empavesado de um modelo!
Vamos aqui mostras uma delas.

 

Normalmente nos kits comerciais, mesmo os feitos de forma artesanal, as anteparas vêm com um prolongamento para a confecção do empavesado.

 

Muitos planos não contemplam essa parte. Ao colocar as anteparas em seus locais, o modelo ficará com esse aspecto.
E aí? O que fazer?

 

Depois de fazer a cobertura do casco, se deverá confeccionar o desenho do empavesado para determinar a sua altura e quantos componentes terá!
Fazendo em seguida um gabarito.
Não vamos aqui nos aprofundar no assunto de como desenhar o empavesado haja vista já ter sido demonstrado em matérias anteriores como interpretar os desenhos dos planos.


 

Em cada antepara deverá ser feita uma ranhura de maneira que tenha uma distância suficiente a receber aí um barrote do empavesado.
Explicando melhor! Se o barrote for de 2 mm x 2 mm, a distância do rasgo para a cobertura do casco será de 2 mm. Se o barrote for de 4 mm x 4 mm a distância será de 4 mm e assim por diante.


 

As ranhuras em seus locais e eqüidistantes da cobertura do casco.

 

Será encaixado nessas ranhuras um barrote que irá de proa a popa, formando um vão entre ele e a parede da cobertura do casco.

 

Depois de consultar o gabarito, insira cada barrote em seu respectivo lugar, inserindo entre cada um deles um segmento de madeira com a largura e comprimento suficientes a ficarem encaixados conforme é demonstrado na figura ao lado.
 

 

Depois cobre-se o restante do casco.
Simples não?